notícias pautas
he for she

Uma Promessa de um Futuro Mais Saudável

Por: eagle_admin
28/12/2017 - 11h12min

Em Dezembro de 2014, o camaronês de 27 anos estava visitando alguns projetos escolares com os quais sua ONG, HOPE for Children Cameroon, estava envolvida. Forte adepto de ElesPorElas, suas falas envolveram mensagens de equidade de gênero e inspirou os familiares das crianças a prometerem publicamente respeitar suas esposas.

JJoannes veio a saber da campanha ElesPorElas através de uma das redes de jovens que participa, e compareceu pessoalmente ao lançamento da campanha em Nova York em Setembro, quando estava estudando saúde pública nos Estados Unidos.

Nas três escolas de comunidades rurais do noroeste de Camarões, Joanes falou com crianças, seus pais e avôs, e também com autoridades do governo. Profundamente consciente que os direitos de mulheres e meninas ainda são negligenciados nessas comunidades, e as mulheres ainda são mal-tratadas, Joannes abordou a questão com pais e avôs. Primeiramente ele listou as muitas mudanças socioculturais que mulheres e meninas enfrentam na sua participação no mundo, desde o casamento infantil e gravidez na adolescência, até a violência contra mulheres. Os homens concordaram e admitiram que já presenciaram tudo isso. Joannes então frisou a importância que o papel dos homens e meninos pode ter na promoção da equidade de gênero. Explicou as muitas vantagens de enviar as meninas para a escola, já que muitos homens somente preocupam-se com o preço da noiva.

Convencidos e inspirados, os homens fizeram promessas públicas de respeitar suas esposas e dar a elas os direitos que merecem. Os cabeças das três comunidades, incluindo a comunidade indígena de Mbororo, também comprometeram-se a difundir a mensagem.

Foi um momento muito especial para todos os presentes. Joannes explica: “Em minha comunidade é norma cultural as mulheres permanecerem caladas ou segregarem-se em um canto quando os homens estão reunidos. Somente o fato de ser homem já merece esse respeito. Foi muito interessante ver quão animadas as mulheres ficavam ao ver seus homens prometerem publicamente respeitá-las. Elas recuperaram a identidade. Para as crianças isto é ainda mais importante porque são inocentes e sensíveis. Agora elas têm motivo para levantarem-se por elas e por suas mães, no caso dos pais descumprirem as promessas que fizeram publicamente.”


confira também
Alimentação Saudável
28 dez 2017alimentação saudável