notícias noticias
notícia

Bancada do PT solicita audiência pública sobre estiagem

Por: Leandro Molina
13/11/2020 - 14h11min

Os deputados Zé Nunes, Edegar Pretto e Jeferson Fernandes enviaram, nesta quinta-feira (12), requerimento à Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo solicitando a realização de Audiência Pública para tratar das previsões climáticas e os potenciais impactos do fenômeno La Niña na Safra 2020/2021 no Rio Grande do Sul.

“O nosso estado passou por um severa estiagem que impactou a Safra 2019/2020, com perdas em vários cultivos, especialmente, nas lavouras de grãos na Metade Sul. Agora, quando inicia o plantio da Safra 2020/2021, novamente, temos informações que há deficiência de chuva, com atraso no plantio, que pode impactar a produção agrícola” disse Zé Nunes.

Pretto afirma que “os meteorologistas dizem que isso está diretamente ligado ao fenômeno La Niña. Precisamos discutir em uma audiência pública, os potenciais impactos, visto que a agricultura está na base da economia do Rio Grande do Sul”.

O Governo do Estado afirmou para imprensa que está preparando um plano emergencial contra a estiagem, algo que já foi solicitado pela bancada petista desde o início do ano e não saiu do papel. “É uma vergonha o governo Leite afirmar agora que vai criar um plano emergencial quando pedimos este plano desde janeiro, numa das piores estiagens que o Estado já viveu” lamentou Jeferson Fernandes.

A audiência deve ocorrer de forma virtual e serão convidadas a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), Emater, Mapa, Ocergs, Unicafes, Fetraf, Fetag, Coceargs, Farsul, Famurs, Fecoagro, Aprosoja/RS, outras representações de setores e de instituições que ligadas à produção agrícola, pesquisa e assistência técnica e convidada especial a Estael Sias, meteorologista da MetSul.