notícias noticias
notícia

Assembleia Legislativa concede Medalha do Mérito Farroupilha a ex-reitor da UFRGS

Por: Leandro Molina
20/10/2020 - 13h10min

Em cerimônia realizada no final da tarde desta terça-feira (20) no Palácio Farroupilha, a Assembleia Legislativa concedeu a Medalha do Mérito Farroupilha ao ex-reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rui Oppermann. A iniciativa, aprovada por unanimidade pela Mesa Diretora da Casa, partiu do deputado Edegar Pretto (PT).
A condecoração, que é maior honraria concedida pelo Parlamento gaúcho, foi entregue pelo proponente da homenagem e pelo presidente do Legislativo, Ernani Polo (PP), os dois únicos deputados a participarem do evento de forma presencial. As demais autoridades acompanharam a cerimônia virtualmente. Além disso, colegas do ex-reitor e autoridades acadêmicas se manifestaram por meio de um vídeo.
Oppermann comandou a UFRGS, considerada a melhor universidade do País pelo oitavo ano consecutivo, de 2016 a setembro deste ano. Embora tenho sido indicado em primeiro lugar em uma lista tríplice  para um segundo mandato, ele foi preterido pelo presidente Jair Bolsonaro, que nomeou Carlos André Bulhões, terceiro colocado na consulta.
Edegar Pretto afirmou que a homenagem é o reconhecimento de todo o Parlamento gaúcho ao empenho das universidades federais para assegurar educação de qualidade a todos. O parlamentar lembrou que o ex-reitor e a Assembleia Legislativa estiveram lado a lado na luta contra a redução orçamentária e o desmonte das universidades federais em 2017 e 2019. Pretto ressaltou que a homenagem simboliza também a defesa da democracia e o respeito à autonomia das universidades públicas do Brasil.
O ex-reitor dividiu a homenagem com os colegas e elencou as principais ações de sua gestão. Oppermann afirmou que acompanhou dois momentos distintos da gestão universitária no Brasil . O primeiro, iniciado em 2007, foi marcado, segundo ele, por uma expansão histórica da presença das universidades públicas no País e pela implantação de um sistema de cotas para beneficiar segmentos, historicamente, excluídos da população. O segundo momento, a partir de 2016, de acordo com o ex-reitor, encerrou um ciclo de políticas sociais, gerando um grande impacto nas universidades públicas. Ele criticou a redução de recursos orçamentários, o sucateamento e os ataques à autonomia das universidades.
Último a se pronunciar, o presidente da Assembleia Legislativa afirmou que a trajetória do ex-reitor por si já justificaria a homenagem, que se revestiu de um significado maior por se tratar de um trabalho voltado à educação. “Temos a convicção de que é pela educação de qualidade que iremos solucionar muitos dos nossos problemas econômicos e sociais”, apontou. Polo elogiou a capacidade de diálogo de Oppermann, salientando que “é pelo entendimento que iremos consolidar bons projetos para beneficiar a sociedade”.
Trajetória
O ex-reitor é graduado em Odontologia pela UFRGS e fez doutorado em Oslo. É professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1983 e atua como professor e orientador do Programa de Pós-Graduação em Odontologia – Periodontia. É pesquisador do CNPq desenvolvendo pesquisas na área de epidemiologia clínica, populacional e saúde coletiva.