Articulação de Esquerda realiza Plenária Estadual no RS

Aproximadamente 500 pessoas de 85 municípios gaúchos estiveram reunidas durante o sábado (20) na Plenária Estadual da Articulação de Esquerda do Rio Grande do Sul (AE) e aclamaram o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, como candidato da corrente para disputar a presidência estadual do PT – em eleição que ocorrerá em novembro de 2013. A aproximação e apoio de outra corrente do partido, a Democracia Socialista (DS), demonstra a intenção de fortalecer a aliança e consolidar o nome de Vanazzi para presidentedo PT-RS, avaliam líderes. “A plenária estadual reforçou a importância de avaliação da corrente do partido para apontar os caminhos que deveremos seguir nos próximos períodos. Ao longo de 32 anos do PT construímos um partido eleitoral que sonha, que pensa e ocupa espaços institucionais para cumprir uma importante tarefa em nome do povo trabalhador”, declarou o líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto.

O encontro tinha como objetivo mobilizar militantes e candidatos eleitos e não eleitos no pleito municipal de 2012 para preparar tarefas da corrente, dos movimentos sociais, e governo, para os próximos períodos. Do total de prefeitos eleitos do PT, 14 são ligados à Articulação de Esquerda. Mais de 100 vereadores eleitos pela sigla no estado, também pertencem à mesma corrente do PT.

Além da análise coletiva dos avanços e das principais dificuldades enfrentadas nas eleições municipais, o conjunto da militância e lideranças da AE apresentaram propostas, principalmente de orientação política, para preparação de um documento que será entregue ao governo do estado sobre a posição da AE em relação ao trabalho do Executivo estadual. “Precisamos manter esta chama acesa e iluminando o Partido dos Trabalhadores para a sigla continuar firme em sua luta. Como deputado estadual desta corrente, ligado aos movimentos sociais, agricultores familiares, quilombolas e indígenas, continuo à disposição no Parlamento gaúcho para contribuir com a representatividade de todos os municípios”, acrescentou Edegar Pretto.

Também participaram da Plenária Estadual a deputada Ana Affonso, o deputado federal Dionilso Marcon, o presidente estadual do PT, deputado Raul Pont, o ex-governador e presidente de honra do PT-RS, Olívio Dutra, o secretário estadual da Habitação, Marcel Frison, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e membros da Executiva do PT.