Escolha uma Página

Deputado Edegar Pretto apresenta lei em Piratini

Para comemorar a sanção da lei que tornou as carreiras de cavalos em cancha reta em patrimônio histórico e cultural do Rio Grande do Sul – ocorrida em janeiro pelo governador Tarso Genro – os deputados petistas Edegar Pretto e Dionilso Marcon, acompanhados do secretário estadual da Cultura Luiz Antônio de Assis Brasil, estiveram em Piratini neste domingo (16) para confraternização com tradicionalistas, assentados da reforma agrária e lideranças políticas de municípios da região.

O Projeto de Lei, de autoria do deputado Edegar Pretto, surgiu a partir de demanda de movimentos tradicionalistas da região sul, que enfrentavam problemas para praticar o esporte. A carreira de cancha reta é mais antiga que a pilcha, e praticada há mais de 200 anos pelos gaúchos. É uma prática identificada com a cultura e a história do povo gaúcho, sendo esporte preferido do homem do pampa que reúne famílias e movimenta o comércio local. “É uma manifestação que tem significado especial para a identidade cultural de diversas regiões”, argumenta Edegar Pretto.

A proposta virou lei no estado adaptada aos usos e costumes para preservar e respeitar a tradição. Por considerar a iniciativa um bem relevante para o Rio Grande do Sul, o projeto contou com apoio da Secretaria de Cultura do Estado. “A lei consolida uma prática lúdica, histórica e cultural que o Rio Grande do Sul tem há mais de dois séculos”, declarou o secretário Assis Brasil.